Material didático

segunda-feira, 13 de agosto de 2012


Aula presencial em Governador Valadares reforça a importância da troca de experiências

A equipe Telecentros.BR Polo Sudeste esteve no Vale do Rio Doce em encontro promovido para participantes do Programa em 14 cidades da região.

Um dos pontos altos do encontro em Governador Valadares, na última sexta-feira (10/08), foi à troca de experiências entre os participantes. Como ocorre nas aulas presenciais, previstas no curso à distância com duração de seis meses a um ano, os tutores e supervisores puderam se reunir com os monitores com os quais eles falam sempre pela internet e telefone.

Segundo Leonardo Zenha, educador e membro da equipe de comunicação do Polo Sudeste, a presença de alunos da fase um (1) e fase dois (2) propiciou uma grande troca de experiências.  Durante a exposição, feita pela supervisora Junia Lima, os cursistas fizeram um passeio por um mapa do curso, para antecipar possíveis dúvidas e familiarizar os novatos com o ambiente da plataforma Moodle.


Projeto Comunitário

Ao final do curso, os alunos do Telecentros.BR apresentam um Projeto Comunitário. Em Governador Valadares, os cursistas ouviram a apresentação do projeto de uma monitora de João Monlevade. Gardênia Andrade é professora e apresentou uma proposta que tem por objetivo formar outros professores, para que eles possam usar conteúdos disponíveis na internet dentro da sala de aula, com alunos deles, inclusive dentro dos telecentros que estão situados, muitas vezes, dentro de unidades escolares.

A monitora fez um mapeamento dos chamados objetos educacionais ou objetos de aprendizagem disponíveis na internet, são vídeo aulas, por exemplo, que os professores podem levar para dentro da sala para trabalhar com os estudantes.  No projeto, ela mostra como encontrar esses materiais na rede e aponta que uma das principais fontes de informação e o próprio site do MEC (Ministério da Educação) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/

“O papel do telecentro tem que ir muito além de oferecer o acesso, tem que ser um espaço de criação do conhecimento e contribuição para a formação do cidadão. Muitos professores não sabem que esses materiais (objetos de aprendizagem) são fáceis de usar e utilizar. O objetivo é que eles utilizem esses locais (telecentros). As crianças têm fascínio pela tecnologia”, ressaltou Gardênia Andrade durante a apresentação.

Veja as fotos
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.123031917843078.37623.100004088124303&type=3 

e caia na rede .....

AGENDA


Depois do encontro na última sexta-feira (10) em Governador Valadares, seguimos para Morro do Pilar na próxima sexta (17). 

23/08 - Encontro em Monte Azul

24/08 - Encontro em Araçuaí

31/08 - Encontro em Boa Esperança

14/09 - Encontro no Estado do Espírito Santo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário